Você está aqui: Home › Colunas › ACT

REAJUSTE - ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO E

CONVENÇÃO COLETIVA

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ENTIDADES SINDICAIS NO ESTADO DE MATO GROSS DO SUL – SINTES/MS, entidade sindical laboral representante dos trabalhadores em entidades sindicais, com base territorial no Estado de Mato Grosso do Sul, Código Sindical 914.000.000.89960-6, fundado em 22/11/1996, inscrito no CNPJ/MF sob nº 01.513.629/0001-06, com sede social na Rua Dos Barbosas, nº 354, Sala 07, Bairro Amambaí, nesta cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, no exercício de suas funções e atribuições legais e estatutárias e em conformidade com os objetivos institucionais da Organização sindical.

Vale ressaltar que o Sindicato cumpre um importante papel social, além de negociar salários, ele estabelece acordos coletivos ou Convenção Coletiva com os empregadores, buscando melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores que representa, luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades de seus familiares conforme a dicção do artigo 514 da CLT. É importantes o reconhecimento e a relevância das conquistas que o sindicalismo por seus sindicatos como movimentos de lutas e de conquistas de direitos é capaz de propiciar aos trabalhadores. “Quando um sindicato “empregador” se nega a reconhecer o legitimo direito do seu próprio empregado”. A primeira obrigação legal do sindicato é promover, envolver e valorizar seus empregados do quadro funcional da entidade, na medida de seus estatutos. Seus dirigentes devem estar comprometidos com esta função social, para agirem com equilíbrio e sobriedade oferecendo salário digno, para que os seus colaboradores não trabalhem desestimulados pela descrença de verem o próprio sindicato com uma hidra da incoerência laboral.

Diante dessa ótica o Sintes/MS trabalha com objetivo de garantir e promover avanços aos benefícios dos trabalhadores em entidades sindicais, bem como celebrar uma Convenção Coletiva de Trabalho que irá beneficiar todos os empregados em entidades sindicais, lembrando.

Que o mesmo tem seus direitos regidos pela CLT.

Orientamos que o padrão de remuneração na falta de Acordo Coletivo deve partir do piso mínimo regional por categoria e aplicar pelo menos o índice da inflação do período. “Comercio e serviços”, no caso Campo Grande o Piso Salarial até 1º de novembro/2017 para os empregados em geral é de 1.091,00. Para os demais salários o índice inflacionário.

Campo Grande, 08 de dezembro 2016.

Marilze Teixeira Saturnino

Presidente Sintes/MS